Cultural › Museu Hermano Zanoni

MUSEU HISTÓRICO HERMANO ZANONI

Localizado no Centro Cultural Concórdia, o Museu Histórico Hermano Zanoni possui artefatos que registram a presença humana no território de Concórdia desde o século XIX. O acervo é composto por cerca de 6 mil itens procedentes de doações particulares, do poder público municipal, de empresas e associações culturais. Dentre esse total, existem cerca de 70 lotes de documentos, livros e publicações e cerca de 10 mil fotografias.
Os acervos oriundos dos diversos setores da sociedade informam como se desenvolveu o município a partir dos primeiros núcleos de colonização com migrantes procedentes do norte do Rio Grande do Sul e, também, a ocupação geográfica do espaço por empresas colonizadoras nas primeiras décadas do século XX, e posteriormente, a outro período histórico ligado a agricultura, criação de animais para abate e industrialização.
Entre os empreendimentos colonizadores destaca-se a Sociedade Territorial Mosele, Eberle, Ahrons & Cia, popularmente conhecida como Companhia Mosele. Coube a esta firma, a comercialização das terras da região de Concórdia.
A trajetória da Colonizadora Mosele é marcada pela ação de vários funcionários, entres eles, está a figura de Hermano Zanoni. Este, por sua vez, é responsável pela venda das terras concordienses na década de 1940. Além de trabalhar com a Companhia, Zanoni é um dos responsáveis pela construção do Moinho Concórdia, posteriormente vendido ao empresário Attilio Fontana, transformando-se na agroindústria Sadia. Em 1967, Hermano Zanoni participa da criação da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, a Copérdia. Na Cooperativa, é por nove anos consecutivos secretário da instituição.
Zanoni falece em 09 de setembro de 1989 em Joaçaba, SC. Por ter contribuído com o desenvolvimento do município, o Museu Histórico Concórdia, através da Lei Municipal nº 3.171 de 17 de agosto de 1999, passa a ser denominado de Museu Histórico Hermano Zanoni.

 

História
Foi criado pela Lei nº 1.439, de 2 de dezembro de 1976, com a denominação de Museu Histórico de Concórdia. Em 17 de agosto de 1999, pela Lei nº 3.171, passou a ser denominado de Museu Histórico Hermano Zanoni.

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, 7h30 às 11h30 e 13h00 às 17h00 - Entrada Gratuita
Telefone: (49) 3444-5075
E-mail: museu@concordia.sc.gov.br
Instagram: @museuhermanozanoni

Galeria de Fotos

Voltar para Cultural